Riscos e Oportunidade – Você não vai fazer nada?

Na versão de 2008 da metodologia e da técnica da ISO 9001 existe um item chamado “Ação Preventiva” este item tinha como objetivo trabalhar nas questões futuras evitando que problemas viessem acontecer nos processos.

Como este item era opcional muitas empresas tinham dificuldade em realizar, muito pouco era feito. As empresas focavam os seus esforços para o trato das não conformidades, entendeu-se não conformidade como processos definidos e por alguma causa, não correu conforme foi previsto, por isso o nome de não conformidade.

As empresas precisam de mais do que ficar resolvendo problemas, é necessário também desenvolver essas ações proativas. Somente as empresas mais maduras e com uma estrutura mais consolidada estavam tendo a capacidade em realizar ações preventivas assim na revisão 2015 da norma ISO 9001, surgiu uma perspectiva mais interessante, ficando mais claro para as empresas.

Imagine você enxergar um risco de algo que pode acontecer e você não fazer nada, podendo ser apenas um problema simples ou um grande catástrofe na sua empresa. Também é possível buscar pontos positivos, caso haja oportunidades é possível maximiza-las.

Assim para trabalhar os riscos e oportunidades podemos construir uma matriz com as probabilidades x severidades vinculadas a um determinado processo está matriz, vai me determinar quais serão os riscos que serão efetivamente trabalhados. A partir do risco e oportunidades selecionados serão trabalhados o desenvolvimento de ações para assumir/reter/aceitar, eliminar, melhorar, mitigar e prevenir, depois dessas ações realizadas, assim como a filosofia geral da norma, teremos que fechar o ciclo com a avaliação da eficácia.

Queremos conhecer sua empresa

Entre em contato e descubra como podemos auxiliar nos processos de sua empresa
print

Tradução »