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O que é e quais as vantagens do planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial é um documento que estrutura todas as ações do negócio em um determinado período, embasando a tomada de decisão e auxiliando na definição de planos de execução e metas. Delinear esse processo é essencial, a fim de alinhar os objetivos e propósitos da corporação com os recursos disponíveis e o mercado no qual ela está inserida.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa tática não é aplicada somente na abertura de um empreendimento. O planejamento serve para criar bases sólidas desde a implementação, passando por crises até para a expansão dos negócios. Para fazer isso, você vai precisar de uma série de metodologias e ferramentas.

Quer saber quais são as vantagens do planejamento estratégico empresarial e como elaborá-lo para o seu negócio? Continue a leitura e descubra!

Quais são as vantagens do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico empresarial norteia toda a atuação do empreendimento, potencializando a jornada do negócio em direção ao sucesso. Veja, a seguir, os principais benefícios de criar um plano para o seu negócio.

Gera insumos para a tomada de decisão

Você precisa tomar decisões sobre o futuro do negócio todos os dias. Nesses momentos, muitos empreendedores acabam recorrendo à famosa intuição. O problema disso é que, ao se basear apenas na intuição ou “feeling”, você pode colocar o negócio em risco e tomar decisões incoerentes com os objetivos da empresa e a situação do mercado.

Já com a planificação, você passa a ter insumos para embasar a tomada de decisão. Isso porque o documento auxilia na definição do que é mais relevante para o seu empreendimento em um determinado momento, direcionando as decisões relacionadas ao futuro do negócio.

Auxilia na identificação de problemas

Toda organização possui uma série de gargalos e problemas. Porém, eles nem sempre são visíveis, o que dificulta a busca por soluções específicas.

Uma estratégia bem definida auxilia a gestão e o time como um todo a identificar uma série de dificuldades dentro da empresa. Dessa forma, é possível reestruturar alguns elementos de forma a corrigir os problemas e potencializar os resultados do negócio.

Alinha a equipe em torno de um objetivo

Toda a sua equipe se esforça para gerar os melhores resultados para a sua empresa. Porém, quando cada um vai em uma direção diferente, o resultado final pode ficar aquém do esperado.

Delinear muito bem essa estratégia serve, exatamente, para alinhar todos os esforços em torno de um único objetivo. Dessa forma, todo o time trabalha para que o negócio atinja as metas estabelecidas, potencializando os esforços individuais dos colaboradores.

Potencializa o sucesso do negócio

O conceito de sucesso para determinada empresa varia de acordo com os objetivos do negócio — e a sua organização não fica de fora. Isso significa que, enquanto alguns negócios desejam aumentar as vendas, outros possuem o objetivo de expandir a marca internacionalmente, por exemplo.

Com o planejamento estratégico empresarial, você sabe exatamente aonde quer chegar. Dessa forma, você potencializa o sucesso do negócio, uma vez que você sabe exatamente qual caminho seguir para atingir seus objetivos.

Como elaborar um planejamento estratégico empresarial?

O planejamento pode ser sintetizado em um conjunto de perguntas simples, porém fundamentais. Afinal de contas, as respostas mostram em qual estágio a empresa está e quais são as perspectivas de futuro. Portanto, responda os questionamentos a seguir.

  • onde a empresa está?
  • onde ela pretende chegar?
  • o que fazer para chegar lá?

Muitos empreendedores têm uma visão míope do negócio e não conseguem enxergar a situação do empreendimento com realismo. Portanto, é necessário fazer um estudo de mercado a fim de elaborar um conjunto de estratégias que vão ajudar o negócio a alcançar os objetivos definidos. Veja, adiante, o que você precisa fazer para elaborar o planejamento estratégico empresarial.

Analise os ambientes interno e externo

A análise de cenário é essencial para entender como os ambientes interno e  externo podem impactar nos resultados da sua companhia. Na prática, é isso que vai responder a primeira pergunta do planejamento estratégico: onde a empresa está. A matriz SWOT é a metodologia mais usada para fazer essa leitura. Veja como essa tática funciona:

  • strengths (forças): diz respeito aos fatores internos — e o que a empresa pode controlar — que contribuem para o desenvolvimento do negócio, como boa infraestrutura, funcionários capacitados, sistemas gerenciais etc;
  • weaknesses (fraquezas): também relacionado ao ambiente interno, esses são os pontos fracos da empresa e todas as suas limitações;
  • opportunities (oportunidades): ligado ao ambiente externo, as oportunidades são fatores que a empresa não consegue controlar, mas influenciam nas decisões do negócio, por exemplo a concorrência, mudanças no comportamento do consumidor, situação econômica, política e social;
  • threats (ameaças): fatores externos que também podem impedir o desenvolvimento.

Determine missão, visão e valores

Esse é o tripé que sustenta o planejamento estratégico empresarial. Esses conceitos são declarados publicamente e determinam o que o empreendimento faz, onde ele pretende chegar e quais são os princípios que norteiam as atitudes de todos que atuam no negócio. Entenda:

  • missão: razão pela qual o negócio existe. Esse conceito está ligado ao que a empresa faz;
  • visão: onde a empresa deseja chegar nos próximos cinco ou dez anos. Se você quer que a sua companhia se torne referência no mercado em que atua, por exemplo, essa é a visão do seu negócio;
  • valores: conjunto de princípios, crenças e convicções que orientam o comportamento de todos os colaboradores.

A definição desses pontos é fundamental para manter coerência nas atitudes da empresa no longo prazo. Quando tudo isso está bem claro, fica mais fácil criar um plano de ação consistente.

Esse delineamento é relevante, inclusive, a fim de garantir qualidade no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Isso porque você consegue atrair profissionais mais alinhados aos objetivos do negócio e que compartilham dos mesmos valores e ideais que a marca.

Estabeleça objetivos, metas e indicadores

Como constatar que você chegou onde queria sem definir antes que patamar é esse? Impossível, não é mesmo? Portanto, defina um objetivo claro, mensurável, alcançável e relevante.

Já as metas são tarefas específicas que visam alcançar o objetivo proposto. Tudo precisa ter prazo predeterminado para execução e, também, ser de fácil mensuração. Os indicadores de desempenho servem para concluir se metas e objetivos foram cumpridos. Além de guiar as decisões da empresa, as métricas são essenciais para entender se as estratégias estão funcionando ou não.

Estude o público externo

Internamente, o negócio pode estar funcionando em ritmo perfeito. No entanto, não dá para tomar nenhuma decisão sem considerar o cliente externo. Afinal, se o consumidor não adquirir os produtos ou serviços da sua empresa, o negócio perde toda a razão de existir.

Sendo assim, o planejamento estratégico empresarial precisa contemplar informações sobre o seu público-alvo como localização geográfica, idade, sexo, classe social, estilo de vida, hábitos de compra etc. Esses dados vão nortear todas as estratégias para que elas alcancem o público certo, da maneira certa e na hora certa.

Não ignore a imprensa

Não basta investir em diferenciais competitivos e agradar o seu público. Sua empresa precisa saber comunicar isso para o mercado. Construir um bom relacionamento com a imprensa é uma forma de garantir mídia espontânea para as ações do seu negócio.

A divulgação de programas de voluntariado, por exemplo, fortalece a imagem positiva de uma empresa. Além disso, ela contribui para integração da equipe, melhora a produtividade no ambiente corporativo e até ajuda no desenvolvimento de competências.

Não é atoa que as vantagens do planejamento estratégico empresarial são tão difundidas no ramo dos negócios. Afinal, esse registro norteia toda a atuação da empresa, potencializando a jornada do negócio em direção ao sucesso. Portanto, use esse recurso na sua companhia e experimente todos os benefícios na prática.

 

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Fonte: aiesec.org.br

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