A gestão de equipes é tão importante que grandes empresas têm dedicado uma parcela considerável do seu orçamento na formação de líderes internos, capazes de manterem seus times engajados e com a capacidade de aumentar a produtividade tanto individual quanto coletiva.
E na sua empresa, as suas equipes estão funcionando bem? Vamos fazer um pequeno teste, respondendo às seguintes perguntas:
- Você sabe responder em que as equipes estão trabalhando?
- Os colaboradores sabem exatamente quais são as atividades que eles devem realizar primeiro?
- Há pouca necessidade de retrabalho?
- A comunicação é harmônica e ágil?
- Há pouca rotatividade de colaboradores nas suas equipes?
Se você respondeu não a qualquer uma dessas perguntas, tenha certeza: a sua equipe ainda não produz tanto quanto poderia, e sua empresa está perdendo dinheiro!
Nesse caso, é preciso investir mais esforços na gestão de equipes, tornando-a uma grande aliada para aumentar o resultado da empresa sem precisar fazer novos investimentos.
Neste artigo trazemos cinco dicas importantes para melhorar a gestão de equipes em sua empresa, aumentando a produtividade e satisfação dos seus times. Boa leitura!
Como aumentar a produtividade do seu time de trabalho:
1. Garanta que todos trabalhem pelos mesmos objetivos
O primeiro passo é garantir que todos saibam quais são os objetivos da equipe e da empresa. Esses objetivos já podem ser divulgados logo após os gestores terem criado o planejamento estratégico do negócio.
A partir daí, cada colaborador deve estabelecer metas individuais que estejam de acordo com as metas coletivas. Além disso, é importante que os objetivos sejam atualizados com frequência, visto que é comum que haja alterações na economia, no mercado e nas demandas da empresa.
Uma boa gestão de equipes requer que o time seja sempre informado sobre cada atualização realizada. Esses são cuidados essenciais para garantir que todos os colaboradores remem em uma mesma direção, rumo a resultados melhores que beneficiem toda a organização.
O modelo de planejamento do Balanced Scorecard pode ser uma ferramenta de grande utilidade na definição dos objetivos tanto coletivos quanto individuais. No conceito de gestão de equipes, ele irá ajudar cada time a entender como sua participação é importante para contribuir com o planejamento macro da empresa, como ela afeta outros setores e qual o impacto do seu trabalho nos resultados da organização.
2. Mantenha o time motivado: compartilhe informações
Colaboradores motivados trabalham mais e melhor, por isso, é fundamental encontrar maneiras de aumentar o engajamento do time. Uma maneira de fazer isso é mostrando aos funcionários que eles são parte importante da empresa. Para isso, é preciso dividir notícias, novidades e conquistas.
A gestão de equipes também envolve mostrar o papel de cada membro na organização, fazendo com que eles entendam exatamente porque o trabalho desempenhado por eles é essencial para o sucesso da organização. Faça do colaborador um embaixador dos objetivos da empresa!
3. Busque soluções práticas para uma comunicação mais efetiva
Uma gestão de equipes sem comunicação é garantia de um time ineficiente. Afinal, se um colaborador não sabe no que o outro está trabalhando ou qual é o status das atividades da equipe, como pode garantir que o seu trabalho esteja de acordo com as necessidades gerais do time?
Falhas na comunicação são as principais responsáveis pelo retrabalho, algo que resulta em perda de horas de trabalho e de recursos para a empresa. Para evitar isso, é essencial que o gestor busque soluções que melhorem a forma como a equipe troca informações. Duas dicas para isso:
- Reuniões frequentes e objetivas em que todos tenham vez para falar;
- Procure uma plataforma de comunicação que seja clara e acessível;
4. Alinhe a gestão de equipes à gestão de tarefas
Mais um ponto importante para garantir o engajamento do time e realizar uma gestão de equipes eficiente, é permitir que todos conheçam as tarefas dos colegas e saibam qual é o status de cada atividade. Assim, além de todo o time saber exatamente quanto falta para que o grupo cumpra suas metas, um pode oferecer ajuda ao outro sempre que necessário. Isso também é útil para que o gestor tenha controle sobre as tarefas e andamento de processos.
Para isso, pode ser usado um painel físico, como um quadro em que cada um pode anotar as suas tarefas, ou um software de controle de tarefas digital — escolha um que garanta mais agilidade à equipe, já que todos os registros podem ser atualizados, compartilhados e criados mais facilmente.
5. Gerencie o tempo
O gerenciamento de tempo é uma disciplina essencial na gestão de equipes. Times muito sobrecarregados podem atrasar com frequência suas entregas, além de se desmotivarem pelo estresse gerado com o acúmulo de atividades.
Da mesma forma, a gestão de tempo ajuda no acompanhamento da produtividade tanto coletiva quanto individual, sendo um aliado para gestores na gestão de suas equipes.
Dica: Saiba mais sobre gerenciamento do tempo neste artigo: Como fazer um gerenciamento de tempo de forma eficaz
6. Ofereça feedback constante
Também é papel do líder mostrar aos membros do time suas forças e fraquezas. Isso é essencial para que os colaboradores estejam em constante melhoria — algo que reflete na produtividade. O feedback é a ferramenta ideal para isso, veja de que maneira utilizá-la:
- Feedback construtivo: Chame cada funcionário individualmente para conversar sobre pontos que podem ser melhorados. O ideal é oferecer exemplos que ajudem a pontuar as suas observações. Ofereça dicas e deixe claro que o colaborador pode contar com a sua ajuda e do time para aperfeiçoar suas habilidades profissionais.
- Feedback positivo: Também é importante que os seus funcionários saibam que os seus talentos e esforços individuais são reconhecidos. Use o feedback positivo para destacar as forças de cada colaborador — isso pode ser feito em uma reunião ou e-mail coletivo, se você preferir. Elogios são excelentes ferramentas motivacionais e devem ser usadas com frequência!
Além disso, é preciso lembrar de comemorar as conquistas do grupo. Isso faz com que os funcionários sintam que são realmente parte de um time e que esse time é reconhecido pela empresa. Essa celebração pode ser feita em um happy hour ou em um café da manhã especial oferecido pela companhia.
Concluindo, comunicação é o segredo
Podemos resumir dizendo que, se a equipe não trabalha em seu potencial máximo, com certeza existem falhas na comunicação interna. É essencial que o gestor consiga comunicar-se com a equipe para mantê-la motivada e bem direcionada rumo aos objetivos da empresa.
É claro que quanto mais sinergia há na equipe, melhores são os resultados obtidos. Por isso, também vale destacar a importância de escolher bem os membros que vão compor o time. Ou seja, é preciso que o gestor tenha um cuidado especial durante a contratação de novos colaboradores para reconhecer profissionais que se encaixem na cultura da empresa e no perfil do time de trabalho.
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Fonte: Senior.com.br