Effettivo

Diagrama de Ishikawa: o que é e como usar

Diagrama de Ishikawa: o que é e como usar

Diagrama de Ishikawa: o que é e como usar. Quando você identifica um problema em seu negócio, que precisa ser resolvido com urgência, como você busca por solução?

Em momentos assim, contar com uma ferramenta de solução de problemas pode ajudar bastante! E é exatamente para que serve o método de diagrama de Ishikawa.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que ajuda a identificar as causas raízes de um problema, analisando os fatores envolvidos em um processo. Esse gráfico também é conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama dos 6Ms.

Essa é uma ferramenta útil para identificar as causas que originam problemas organizacionais.

Portanto, é um recurso essencial para gestores que têm compromisso com a otimização de processos e a melhoria contínua das entregas feitas aos clientes.

E aí vai uma boa notícia: o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta simples de aplicar na prática.

Outra vantagem é que você pode envolver toda a equipe na elaboração da ferramenta, o que aumenta a assertividade na hora de encontrar a raiz dos problemas da empresa.

Qual sua função?

O objetivo da ferramenta é organizar o raciocínio para identificar as causas raiz de problemas. Ele relaciona o efeito a ser analisado com as causas mais influentes.

Tais causas  têm classificação em 6 tipos no Diagrama de Ishikawa: máquina, materiais, mão-de-obra, meio ambiente, medida e método.

Estes  tipos começam com “M”, não reparou? Então, devido a isso, a ferramenta também possui outro nome: diagrama 6M.

O Diagrama de Ishikawa nem sempre utiliza todos esses M’s para o levantamento das possíveis causas de um efeito, com isso, é importante avaliar quais são importantes para o processo a ser estudado.

 

O Effetivo tem o software certo para sua empresa! Entre em contato conosco!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *